Praça 22 de Agosto
Como chegar na Praça 22 de Agosto
Sobre a Praça 22 de Agosto em Linhares
A Praça 22 de Agosto é a principal praça da cidade, o nome foi dado em homenagem a cidade de Linhares que comemora seu aniversário em 22 de agosto.
A Praça 22 de Agosto fica na rua da Conceição, em frente a Igrejinha Velha, em uma área de 20 mil metros quadrados e conta com vários atrativos interessantes para se observar, no local você encontra o Anfiteatro, o Centro Cultural, a Casa da Câmara, o Mirante, Lago, Biblioteca, quadras e um mini Museu entre outros.
Pode-se dizer que esta é a praça e um dos locais mais antigo de Linhares pois ao redor desta praça é que Linhares começou a ser povoada no início do século XIX. Por ser muito antiga, a Praça 22 de Agosto já teve várias versões e no decorrer dos anos veio sendo modificada até ser a praça linda que é hoje.
Também conhecida como “Pracinha dos Bichos“, a Praça 22 de Agosto já foi toda murada e era repleta de árvores, tinha um lago que rodeava a praça e era possível ver peixes nesse lago, tinha uma pequena ponte, vários bichos nas árvores, por isso a praça também é chamada de Pracinha dos Bichos. Nesta época, tinha um fórum dentro da praça, sempre foi aberta ao público porém tinha horário de abrir e de fechar.
A Nova Praça 22 de Agosto faz um resgate da história da cidade por meio de obras feitas por artistas da cidade.
A principal novidade da nova praça é a biblioteca municipal que possui um acervo de 23 mil livros. O espaço conta com sala de informática, sala para crianças, sala de projeção audiovisual e ambiente climatizado.
A praça também ganhou duas quadras, uma para prática de tênis, outra para a prática de esportes como vôlei, handball, basquete e futsal, todas dotadas de arquibancadas. Há também na praça uma pista para caminhada, playground e espaço para jogos de mesa, como dominó, dama e baralho e uma academia popular aberta ao público.
O espaço conta também com um palco uma concha acústica com 900 metros quadrados para apresentação de shows e outros eventos.
Ao caminhar pela Praça 22 de Agosto você se depara com vários espaços que retratam a história do município. As áreas verdes e a piscina, resgatam aspectos da velha praça e três esculturas, lembrando um índio, um homem branco e um negro, homenageiam as três raças que estiverem presentes no processo histórico de colonização.
D. Pedro II, que em 1860 visitou a cidade e esteve na praça onde conversou com os índios e a população da época, também foi homenageado com um busto com sua imagem e uma cruz que homenageia os 500 anos do Brasil.
Existe ainda um monumento em forma de pirâmide, onde em cada lado representa os ciclos econômicos vividos no município.
Já a antiga Casa de Câmara, que foi a primeira câmara municipal de Linhares, foi lugar de muitas reuniões e decisões políticas, e atualmente funciona a Seccional Regional do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), foi restaurada e agora faz parte da Praça 22 de Agosto.
O Mirante construído na praça, tem o nome de Atahualpa Duarte Calmon Costa um dos heróis linharences, o mirante foi criado para que todos possam ver com mais clareza, a beleza da praça, bem como os contornos do Rio Doce.
Além as figuras históricas, outros pontos da praça receberam nomes de pessoas que ajudaram a construir Linhares. Ao todo são 54 nomes que foram perpetuados em diversos pontos da nova Praça 22 de Agosto.