Igrejinha Velha
Como chegar na Igrejinha Velha no Centro em Linhares:
Sobre a Igrejinha velha em Linhares
Patrimônio histórico de Linhares, a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição é conhecida como Igrejinha Velha, foi erguida no ano de 1888, no mesmo local onde em 1810 havia sido erguida a primeira igreja de Linhares em frente à praça 22 de agosto na Rua da Conceição.
História da Igrejinha velha
Em 1810 a primeira igreja do então Povoado de Linhares foi construída onde hoje se encontra a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida pela população como Igrejinha Velha, que marca as origens coloniais de Linhares, bem como desse período na história brasileira.
A primeira igreja construída em 1810 tinha 2 torres, em 1825, a Igreja quase foi destruída por um vendaval e os cupins acabaram com seus escombros em 1857.
No ano de 1852 que o comendador Rafael tentou levantar uma igreja de pedra e cal, porém a construção não pode ser finalizada nessa época. Então a partir de 1857, a Câmara e Frei João de Santo Antônio Calmon (substituto do padre Manoel), voltaram a insistir pela construção da igreja, sendo assim, permitida a construção da nova capela do município.
O novo edifício foi implantado exatamente no mesmo lugar que a primeira construída na Vila. Depois de pronta a obra ainda esperou por aproximadamente um ano para a instalação do telhado, que aconteceu somente no ano de 1859. A nova igreja ainda foi visitada por D. Pedro II no ano de 1860, em sua visita oficial pela província.
A igreja começou a passar por dificuldades depois de 1860, quando o Frei João, por motivos de saúde não podia mais celebrar as missas, então a igreja ficou sem pároco fixo por muitos anos e sem manutenção começou a desabar.
Foi apenas em 1888, que o presidente da Província ordenou que a Igreja fosse concluída em pedra e cal. Essa serviu por muitos anos, mesmo sofrendo muitas modificações com o decorrer do tempo.
A torre da igreja, provavelmente a reconstruída em 1888, no ano de 1930, a igrejinha foi desabando aos poucos, restando apenas à nave principal, que sofreu vários reparos e modificações de seu estilo original.
Desde então a igrejinha velha permaneceu com o mesmo aspecto, sendo reformada e preservada ao longo dos anos para que todos possam conhecer esse patrimônio histórico que tem mais de 200 anos.
A Igreja Velha atualmente é usada para algumas celebrações quando essa conta com a presença de poucos fiéis, a população católica do centro frequenta a igreja Matriz localizada na Avenida João Felipe Calmon, no Centro da cidade de Linhares.